terça-feira, 24 de março de 2009

Mensagens Subliminares

Sempre que necessitamos de fazer um trabalho sobre qualquer assunto recorremos, por norma, ao Google . Na aula de Cibercultura foi-nos proposto que escolhêssemos um tema sobre a Licenciatura de Comunicação Empresarial e que pesquisássemos sobre ele em todos os sites de social media em que estamos inscritos. Mensagens subliminares foi o tema escolhido. Após pesquisa no Google com as palavras "mensagens subliminares" encontrei vários sites , no entanto alguns deles, na minha opinião, são de credibilidade duvidosa. Um exemplo disto é o site em que revela que as músicas da Shakira são de origem satânica. Mensagens subliminares são mensagens transmitidas em baixos níveis de percepção que o nosso consciente não capta mas o sub-consciente sim. A maior parte das vezes as mensagens subliminares são utilizadas em publicidade.

No Youtube pesquisar sobre mensagens subliminares dá-nos acesso a vídeos que têm coisas completamente erradas, pelo menos na minha opinião. O que mais me incomoda é o facto de dizerem que muitos músicos usam as mensagens subliminares para passarem mensagens satânicas.
Vários são os vídeos que fazem referência a mensagens subliminares em bebidas, desenhos animados, tabaco, filmes,...
Alguns têm coisas que fazem sentido, mas outros não. Deixo ao vosso critério, observem e pensem:

http://www.youtube.com/watch?v=IjgPvdCiz-c
http://www.youtube.com/watch?v=OqSDStFb6hA
http://www.youtube.com/watch?v=197wJSbSBbs

No Facebook pesquisar por mensagens subliminares dá-nos acesso a vários grupos intitulados pelo mesmo nome. Apesar de fazer bastantes referências ao uso de imagens subliminares nos desenhos animados da Disney, este foi o grupo que mais me chamou a atenção. De resto são grupos que têm imagens que de subliminares nada têm.

Apesar de achar que o Twitter é bastante rápido e eficiente na transmissão de acontecimentos, procurei por mensagens subliminares e não encontrei nada.

Na minha opinião é um tema bastante interessante que devia ser atentamente estudado e explicitado para que não houvesse lugar a sites sem sentido e acusações contra empresas como a WaltDisney.
Ao contrário do que muitas pessoas dizem, eu acho que as mensagens subliminares são maioritariamente utilizadas em publicidade para levar a pessoa a gostar e a adquirir um produto ou serviço.

Quando fiz a pesquisa sobre mensagens suliminares não encontrei nada no Twitter, facilmente se conclui que é porque neste só se tratam temas da actualidade. Ultimamente as mensagens subliminares não são um tema que esteja no centro das atenções daí que não haja nada no Twitter acerca do tema.

No Facebook o que encontrei já tem algum tempo, o que reforça a ideia de que não é um tema actual.

Pesquisando por "mensagens subliminares" no Google aparecem vários resultados, normalmente designados por resultados orgânicos. Para que se apareça na primeira página go Google é necessário que possua as tags, palavras-chave, visto que quando se faz uma pesquisa podemos encontrar o tema procurado através destas e tem que ser uma página constantemente actualizada.


Serão as mensagens subliminares utilizadas da melhor maneira?

Post reformulado a 7/05/09

1 comentário:

  1. A pesquisa que desenvolveu permite tirar várias conclusões, no que concerne ao processo. Vamos lá melhorar esse aspecto.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar