sábado, 18 de abril de 2009

Exercício de 25 de Março: Escolher três weblogs na área de Comunicação Empresarial, analisá-los em relação a tags, social bookmarking, crowsorced cont

Seleccionei três weblogs para o desenvolvimento deste trabalho, sendo eles os seguintes: Comunicação Organizacional, Sangue, Suor e Ideias e Consumering.


Comunicação Organizacional é um blog que nos remete para temas como a gestão, o marketing e a comunicação. Liderança, criatividade e autenticidade são alguns dos post`s que podemos ler. Analisando em relação às tags, estas são usadas o que confere rapidez na busca e selecção de informação. Se queremos aparecer na primeira página do Google é necessário que o nosso blog tenha tags, palavras-chave, porque é assim que se efectuam as pesquisas. Em relação ao crowsourced content este aparece bem visível no fim do post onde se pode então votar como genial, interessante e sem interesse e a facilidade de partilha para o Twitter, Facebook e MySpace. Quanto ao social bookmarkin no fim de cada post aparece, também, a possibilidade de se partilharpara o o Delicious, Stumbleupon e Digg. É mais um blog que remete para temas como o marketing e a comunicação. Quanto à forma esta é bastante simples e intuitiva, logo qualquer utilizador pode facilmente navegar neste blog.

Sangue, Suor e Ideias remete-nos para técnicas de marketing, comentários sobre temas de marketing e publicidade e é, também, um blog onde são analisadas várias notícias que saem em revistas como a Marketter. Quanto às tags estas aparecem no fim de alguns dos posts, mas tão pequeninas que dificilmente se repara nelas, se estivessem, também, no lado direito do blog seria mais fácil a procura dentro do blog para as pessoas. O crowsourced content aparece, mais uma vez, sendo possível a partilha dos posts, no entanto não permite a classificação do post por parte do leitor.Além disso é, ainda, possível a sua partilha para o Twitter, Facebook e MySpace permitindo, assim propagar conteúdo. É possível partilhar o conteúdo para o Delicious, aparecendo, assim, o social bookmarking que nos permite classificar o post como favorito. Este blog aborda temas sobre marketing e publicidade. Quanto à forma esta é bastante simples, nada que seja muito atractivo ao leitor, mas muito prático e simples para um leitor normal.

Consumering, adaptação da marca ao consumidor, este é um blog que nos mostra como tornar uma empresa num negócio de produtos preferidos pelos consumidores. Apesar do conteúdo ser bastante interessante, este blog falha em todas as características que estavam sujeitas a análise. Não possui tags, os posts são organizados por datas, os posts podem ser comentados, mas no que toca a partilha de informação nada existe. Tal como os blogs anteriores este não foge à regra e é outro blog em que o aspecto gráfico é simples, diria até pouco atractivo dado as cores que foram utilizadas, no entanto continua a ser simples e fácil de utilizar.


Facilmente podemos concluir que o blog Comunicação Organizacional é o que reúne todos os requisitos a avaliar. Em relação ao conteúdo todos são especiais porque reúnem temas que interessam para a área de Comunicação Empresarial.

Post reformulado a 7/05/09

2 comentários:

  1. Precisa de rever a noção de crowdsourced content. O que é pretendido é que na análise verifiquem se existe a possibilidade dos utilizadores "promoverem" conteúdo noutros espaços/redes (ex: Twitter, Facebook"). O Digg é um misto de crowdsourced content e social bookmarking.

    Quanto ao tipo de conteúdo: pretende-se que registem temáticas mas também ao nível da forma.

    Inês Amaral

    ResponderEliminar