terça-feira, 12 de maio de 2009

A Comunicação Empresarial face à ética e à deontologia: serviço social ou propaganda

Resumo: A Comunicação Empresarial necessita de respeitar os seus códigos de ética e deontologia conseguindo prestar um serviço social adequado à sociedade. Consegue promover responsabilidades sociais visto que concede aos públicos a informação e o direito de participar nos assuntos que com ele têm a ver e para que isso aconteça é necessário que as mensagens sejam verdadeiras. Mas se a Comunicação Empresarial não cumprir todos os seus códigos, se as mensagens que transmitirem forem falsas, então esta não passa de uma técnica assimétrica, permanecendo viva, apenas, graças aos que a financiam.

Segundo o autor do artigo, a Comunicação Empresarial e as Relações Públicas não conseguirão ter o estatuto de profissão enquanto não cumprirem os seus códigos éticos e deontológicos. Para além disso é necessário que em todas as mensagens que transmitem, que transmitam verdade. Foram apelidadas pelos jornalistas de "spin doctors" o que mostra a imagem que têm para estes e para a sociedade. As antigas RP não transmitiam a verdade, mas evitavam descobertas inoportunas

Craig Miyamoto concorda com a má imagem das RP visto que as define como “(…) uma profissão da advocacia. O nosso objectivo final é influenciar a opinião pública. O nosso objectivo final é conseguir que as pessoas tomem uma acção positiva em favor do nosso cliente, organização ou causa (…)”. É de referir que Craig Miyamoto é membro da PRSA (Public Relations Society of America) o que em si é um pouco controverso.

Sem o cumprimento dos códigos de conduta, sem a verdade e, especialmente, sem os seus públicos as RP não terão o estatudo de profissão.



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